Quem somos





Horta do Mundo Permacultura

Somos um coletivo que, através de diversas atividades, visa promover estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Com um espírito criativo e construtivo, juntos encontramos soluções que contribuem para uma sociedade mais humana e responsável ao nível social, cultural e ambiental. 

Objectivos principais:

Paisagens Comestíveis
Educação em Permacultura
Estilos de vida saudáveis

Colaboramos com pessoas, diversas instituições, escolas e projetos através de oficinas, programas, ações, culinária, consultoria em Design de Permacultura.












Inês Clematis, artista plástica licenciada em Pintura. Certificada em Educação Artística, Educação em Permacultura, Consultoria em Design de Permacultura, Culinária Ayurveda e Técnica de Desenvolvimento Comunitário. Coordenadora da Horta do Monte - Projeto Comunitário entre 2010 e 2013. Co- fundadora da Horta do Mundo Permacultura, em 2013.















Pedro Joel, técnico de Sistemas Informáticos desde 1994, desde cedo se interessou pela culinária e pelo cultivo. Certificado em educação e design de Permacultura
Estudou culinária Ayurveda e microbiologia do solo. É membro fundador da Horta do Mundo e participa regularmente em vários projectos de hortas comunitárias na área de Lisboa. Facilita cursos de introdução à Permacultura, construção sustentável, compostagem, entre outros.
















Isabela Castro, geógrafa e mestre em Geografia Agrária. Certificada em Agricultura Biológica pela Agrobio (Lisboa, Portugal) e em Agricultura Biodinâmica pelo Instituto Elo (Botucatu, Brasil). 
Participou no Brasil de formações em Sistemas Agroflorestais e sempre esteve envolvida em projetos de hortas urbanas comunitárias e permacultura. Tem especial interesse em plantas aromáticas e medicinais, área na qual também realizou cursos e participou em programas de voluntariado como WWOOF e outros.




















Isabel Serôdio
Formação em Turismo e Técnica de Agência de Viagens.
Curso de Design em Permacultura.
Participou em oficinas de hortas biológicas, agro-floresta e temáticas relacionadas com sustentabilidade e comunidade. Voluntária ao longo dos últimos anos em projetos ligados a Permacultura, hortas comunitárias e quintas ecológicas.
Voluntária em projeto ligado a apoio a crianças imigrantes na escola. Apoio ao estudo a crianças da Mouraria.


















Cristovão
Jornalista editorial, criativo e observador. 
Curso de Fotografia ARCO, Pós-graduação em estudos de fotografia IADE, Curso geral de Instrumento EMCNL, Cursos de Artes FCG, Cursos de Jornalismo CENJOR. 
Curso Iniciação Permacultura com Sílvia Floresta. Voluntário no Jardim Botânico da Ajuda, Fundador do Projeto AJuda Verde e Técnico Assistente em Podas e Cuidados Árvores no Muita Fruta da Cozinha Popular da Mouraria. Cuidador da Terra, plantador de árvores e inventor de Hortins (hortas e jardim).


www.hortadomundo.pt
O Rumo do Fumo